terça-feira, 30 de junho de 2009

Lula diz que boa parte dos arquivos da ditadura inexistem

SÃO PAULO - Ao ser perguntado nesta terça-feira por que o governo não libera os arquivos da ditadura, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que boa parte deles não existe.
- Toda vez que vamos procurar os arquivos, esses arquivos inexistem, ou boa parte deles. Tudo o que o governo teve acesso e pode ser liberado está no Arquivo Nacional. O Jobim (ministro da Defesa, Nelson Jobim) está constituindo uma comissão para investigação no Araguaia, onde se supõe que tenham corpos. Há uma divergência entre o Jobim e o Vanucchi (secretário nacional de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi) sobre a participação dos familiares, mas vou sentar com eles - disse Lula, comentando ainda declarações feitas por um dos chefes militares que atuaram contra a guerrilha do Araguaia, Sebastião Curió, de que o Exército tinha campos para executar guerrilheiros.
Segundo Lula, o ministro Nelson Jobim está constituindo uma comissão para nova investigação na região do Araguaia. Lula admitiu divergências em relação ao tema entre Jobim e Vanucchi, mas garantiu que sentará com eles, na semana que vem, para traçar um plano sobre a forma como os familiares de desaparecidos políticos poderão participar do processo investigativo.
- Se ele (Curió) começou a falar, devemos levar a sério, ver o que é verdade e o que não é verdade, pois não podemos ficar atrás do chutômetro. De qualquer forma, vamos fazer um chamamento para as pessoas que podem contribuir - disse Lula, em entrevista à Rádio Capital nesta terça.
- Uma mãe que tem um filho desaparecido só vai se conformar que o filho morreu, quando e onde, ao enterrar o filho. Temos que fazer isso de forma muito consciente. De forma correta para que o Brasil tenha sua historia verdadeiramente contada.
Fonte: Enara.org, extraído de O Globo Online em 23/06/2009

Um comentário:

  1. Tá bom, viu? Eu acredito em Papai Noel! Legal é ele falar em "ver o que é verdade e o que não é". Verdade de quem? Ai ai, viu?

    ResponderExcluir