segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mendes: mais profissões devem ser desregulamentadas

("Para a classe arquivística refletir e ficar atenta")

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, disse hoje, em São Paulo, que a decisão de derrubar a exigência de diploma de jornalista, tomada pela Corte esta semana, deverá criar um "modelo de desregulamentação das profissões que não exigem aporte científico e treinamento específico. "A decisão vai suscitar debate sobre a desregulamentação de outras profissões. O tribunal vai ser coerente e dirá que essas profissões podem ser exercidas sem o diploma." Há, segundo o ministro, vários projetos sobre o tema no Congresso, que, se chegarem ao STF, terão a mesma interpretação dada à questão do diploma de jornalismo.
"A regulamentação, se for o caso, será considerada inconstitucional" , afirmou o presidente do STF. Mendes esclareceu que, a partir de agora, o registro de jornalista no Ministério do Trabalho "perdeu o sentido", assim como todos os outros aspectos que regulamentavam a profissão. "O registro não tem nenhuma força jurídica." O ministro também disse "não ser viável juridicamente" a elaboração de uma nova lei pelo Congresso exigindo diploma, como sugeriu o ministro das Comunicações, Hélio Costa.

3 comentários:

  1. É, pelo jeito o Professor André estava com a razão (quando brinca dizendo que logo logo vai poder exercer a profissão), e se nós não nos cuidar-mos, vai sobrar pra gente também. Vamos ficar de olho bem aberto, isso ainda vai render muito pano pra manga!!!

    ResponderExcluir
  2. A questão não é ter o diploma ou não. As pessoas confundem o título com a competência.

    ResponderExcluir